Segundo dados divulgados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta quarta-feira (17), a capital baiana registrou o maior volume acumulado de chuvas, na primeira quinzena de abril, dos últimos 30 anos. Foram contabilizados 529,8 milímetros decorrentes dos temporais, nos primeiros 15 dias do mês. Sendo assim, superando o ano de 2010 com 356,3 mm e 1994 com 276,7 mm, na série histórica.
Em Salvador, já choveu quase o dobro do previsto pela média climatológica de 284,9 mm para abril. Além disso, desde a última segunda-feira (15), um sistema de baixa pressão, chamado de “cavado”, associado ao avanço de uma frente fria sobre o oceano Atlântico estão atuando na cidade. Assim, provocando céu nublado com chuvas moderada e, por vezes, forte em diferentes horários. A situação deve permanecer até esta quinta-feira (18).
Até então, as regiões da capital com maiores acumulados de precipitação foram a Pituba/Parque da Cidade, Ondina, Liberdade/Vila Sabiá, Calçada e Campinas de Brotas, nessa ordem. Nesta última terça-feira (16), o órgão acionou sirenes nas comunidades de Olaria (Sete de Abril), Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco), em decorrência ao registro de 150 mm em 72h. Em caso de qualquer emergência, a Codesal conta com plantão 24h atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.