Café. Foto: Brenda Matos e Frederico Pimentel.

Neste mês, em que é comemorado o Dia Nacional do Café, Salvador vai sediar a I Feira Baiana de Cafés Especiais, que será realizada no dia 20 de maio, a partir das 13h, no pátio do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória. Com entrada gratuita, o evento se propõe a movimentar a cena do café na cidade, reunindo produtores, marcas, fornecedores de equipamentos, donos de cafeterias e produtos associados. 

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo responsável por cerca de 40% da demanda internacional e ocupar o lugar de 2º maior consumidor de café do planeta. Já a Bahia, que está entre os quatro maiores produtores do país, tem a previsão de atingir um crescimento de 0,6%, com a produção de 3,6 milhões de sacas beneficiadas de café na safra de 2023.

“A feira é uma iniciativa que surge a partir da procura por cafés de maior qualidade e experiências sensoriais que vêm crescendo em todo o país, em especial nas capitais”, afirma Brenda Matos, especialista em cafés especiais. Além de Brenda, a comissão organizadora da feira é composta por Otto Maia e Pedro Desouza, todos eles especialistas no produto e empreendedores do meio.

As inscrições para participar com stands, oferecer apoio ou patrocínio ainda estão abertas e o prazo vai até a próxima sexta-feira, dia 11 de maio. O evento vai oferecer ciclos de palestras, feira de produtores, torrefadores e fornecedores do cenário de cafés especiais, visando integrar consumidores finais, cafeterias e o público em geral.

Café. Foto: Brenda Matos e Frederico Pimentel.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.