Representantes do Instituto Lipedema Brasil. Foto: Divulgação.

No dia 03 de maio, vai acontecer o I Simpósio Baiano de Lipedema no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei Salvador. O evento vai reunir especialistas para a difusão de informações sobre a doença e será palco do lançamento das ações do Instituto Lipedema Brasil, na Bahia. A chegada da entidade na capital baiana, busca democratizar o acesso das mulheres baianas aos melhores tratamentos para a doença, que atinge cerca de 10% das brasileiras.

Segundo Fábio Kamamoto, diretor do instituto, ainda existem poucos médicos treinados para o tratamento de maneira adequada, sendo necessário oferecer às baianas um tratamento com a mesma qualidade da que eles tem em São Paulo.

Para o cirurgião baiano, Franklin Mônaco, o projeto também visa diminuir essa distância, visto que muitas mulheres tinham que se deslocar para ter acesso aos especialistas. “É maravilhoso para a Bahia dispor do tratamento nos mesmos padrões de excelência disponíveis no Instituto em São Paulo. Também é muito bom que o lançamento da primeira filial do Lipedema Brasil no Nordeste aconteça em um evento científico tão rico como será o I Simpósio Baiano de Lipedema”, explica.

O evento vai contar com palestras do cirurgião plástico, Thomaz Menezes, o cirurgião vascular, Eutímio Brasil, a endocrinologista, Adriana Moura, a presidente da ONG Movimento Lipedema, Gabriela Pereira, a nutricionista, Clara Dias, e a fisioterapeuta, Mariana Barreto.

Vale reforçar que o Lipedema é uma condição médica crônica que afeta principalmente mulheres, caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em áreas específicas do corpo, como quadris, coxas e pernas. Confundido com outras patologias, o problema costuma ser sub-diagnosticado e requer uma abordagem específica.

Franklin Mônaco. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.