Testes durarão cerca de um ano. Foto: Arquivo/Cimatec.

A vacina contra a Covid-19, RNA MCTI CIMATEC HDT, produzida pela empresa HDT Bio Corp, dos Estados Unidos, entrará na primeira fase de testes, em setembro, e o estudo será conduzido pelo Senai Cimatec, em Salvador. Segundo informações do Senai Cimatec, a vacina de repRNA (replicon de RNA) é o primeiro imunizante que usa essa tecnologia a ter essa fase realizada no Brasil. A etapa de desenvolvimento clínico custará R$ 6 milhões. 

Com três fases de testes, o processo, no total, vai durar cerca de um ano. Na capital baiana, a previsão é de que 90 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos, participem da primeira. Ainda, segundo o Senai Cimatec, a RNA MCTI CIMATEC HDT é uma vacina com grande possibilidade de ser aplicada em dose única e capaz de promover uma resposta duradoura, inclusive contra as diferentes cepas do vírus. 

“Serão testadas três diferentes concentrações de dose, verificando-se qual delas se mostrará mais promissora na produção de resposta imune humoral e celular contra o vírus SARS-CoV-2”, explicou Roberto Badaró, médico infectologista e professor titular do Senai Cimatec.