
No último domingo (25), o médico infectologista e dirigente esportivo Samir Xaud foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A cerimônia aconteceu na sede da entidade, no Rio de Janeiro, onde o candidato único foi escolhido por 25 das 27 federações estaduais e por apenas 10 dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Antes comandante da Federação Roraimense de Futebol (FRF), o mandato de Xaud vai até 2029.
“Queremos que o povo volte a se identificar com a seleção canarinho […] Iniciamos uma nova fase na CBF. Nossa gestão será marcada pelas renovações das ideias e pelo desenvolvimento pleno do esporte. Nosso propósito é construir uma nova CBF, moderna e comprometida com o desenvolvimento da indústria de futebol”, disse o novo presidente, que entra no lugar de Ednaldo Rodrigues, afastado no último dia 15, por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O pleito da eleição de Xaud não contou com os votos de 18 clubes. Participaram do boicote à eleição da CBF as seguinte agremiações: América-MG, Athletico, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, São Paulo e Sport. Xaud totalizou 103 pontos, sendo que o máximo possível seria 141.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify