Maisa Domenech. Foto: Renata Marques

Como tornar a experiência do paciente mais humana, acolhedora e segura? Esse é o foco do seminário Na Pele do Paciente II, realizado nesta quinta-feira (9), no Mundo Plaza Business Center, em Salvador. O evento, promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB), integra as comemorações dos 60 anos da entidade e reúne gestores e especialistas para discutir práticas de cuidado que considerem aspectos emocionais, espirituais e clínicos do paciente. A programação inclui palestras, painéis, apresentação de cases, debates e momentos de networking

Em entrevista ao Anota Bahia, a superintendente da AHSEB, Maisa Domenech, reforçou o papel de colocar o paciente no centro das discussões. Para ela, independentemente das posições dentro do setor, é importante refletir sobre a atuação de todo o ecossistema.

“Todos nós estamos nesse papel de paciente em algum momento da nossa vida. Quando a gente aborda esse tema, a gente traz também a preocupação com o corpo das instituições, que atende o paciente em todas as áreas, porque isso tem reflexo direto na saúde dele. Se eu não cuido da saúde de quem cuida, eu não consigo também cuidar do paciente da forma como ele precisa, visando a reabilitação dele”, destacou.

Maisa também enalteceu a programação desta segunda edição de evento, que amplia o debate com novos temas que reforçam a importância da humanização nos serviços de saúde e em todo o processo de cuidado. Os painéis abordaram temas jurídicos, relacionados ao setor, de operação médico-hospitalar e de assuntos inovadores como a neuroarquitetura. “Vamos falar um pouco também sobre fertilidade e fechamos o último painel com chave de ouro. Abordando um pouco dessa integração corpo, mente e espírito”, concluiu.

Maisa Domenech e Agnaluce Moreira. Foto: Renata Marques

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify