
Reforçando seu compromisso com a democracia, os direitos humanos e a liberdade de expressão, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) publicou uma carta do resultado da 3ª Semana Nacional de Jornalismo. O evento aconteceu de 07 a 11 de abril, em cinco capitais brasileiras. Dentre os debates principais do encontro, a carta também aborda a defesa da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, o combate às fake news, o papel do jornalismo na batalha de ideias e a importância do jornalismo comunitário.
“O jornalismo é, ele próprio, um direito. Quando ele se ausenta, a democracia deixa de existir”, disse a ABI. Na carta, a entidade ainda falou sobre a necessidade de regulação e responsabilização das big techs. O entendimento é de que não há razoabilidade para faturamento com discurso de ódio e conteúdos criminosos. Além disso, também destacou que as regiões com pouca ou nenhuma cobertura jornalística – as chamadas de desertos de notícias – se tornam propícias à desinformação e à disseminação de notícias falsas.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify