Na última sexta-feira (13), o secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré Martins, anunciou novos investimentos para a proteção de animais silvestres na Bahia, durante 22ª reunião do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa). Serão quatro veículos adaptados para o resgate e transporte de animais, assim como um novo aviário para o Zoológico de Salvador.
O oeste baiano também será abraçado pela medida, com a construção de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na região. “Esse dia marca um avanço significativo na nossa capacidade de proteger a fauna silvestre da Bahia. A aquisição dos novos equipamentos e o Cetas Oeste visa à melhoria da capacidade operacional, ampliando o alcance da nossa atuação, desde o resgate ao tratamento e soltura dos animais ao seu habitat natural”, conta o secretário.
Já Maria Amélia Lins, diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), destacou a dedicação dos veterinários, biólogos, motoristas, gestores e corpo técnico da entidade, que cooperaram para que o investimento fosse possível, junto ao Governo do Estado. Vale lembrar, que o órgão é responsável pelo Zoológico e pelo Cetas.
“São investimentos necessários para fortalecer este trabalho, tanto no Zoo quanto no Cetas, estruturas complementares, enquanto a primeira atua com programas de educação ambiental sendo também referência em estudos e na preservação de animais ameaçados de extinção, o Cetas já tem esse papel mais de atendimento emergencial e de reintrodução das espécies na natureza”, conta Vinícius Dantas, veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Inema.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify