Cineasta Camila de Moraes. Foto: Divulgação.

A cidade de Salvador recebe, de 21 a 25 de outubro, o seminário “Importância da Ampliação do Circuito Exibidor no Brasil”, promovido pela Borboletas Filmes, por meio do projeto Circuito Filmes que Voam!, idealizado pela cineasta Camila de Moraes. O encontro, aberto ao público, reúne nomes importantes do audiovisual brasileiro e convidados internacionais para debater os caminhos da circulação do cinema nacional.

A programação gratuita acontece em diversos espaços culturais da capital baiana, como o Cine Teatro Solar Boa Vista, o Espaço Cultural Alagados, a Casa da Música de Itapuã, o Cine Teatro Lauro de Freitas e o Saladearte CineMAM. O evento marca o encerramento do projeto Circuito Filmes que Voam!, que ao longo de um ano e meio promoveu sessões de cinema, oficinas e formações em comunidades periféricas de Salvador.

Entre os participantes confirmados estão Paulo Alcoforado (diretor da Ancine), Vanessa Lopez (filha do cineasta Odilon Lopez), Daniela Mazzilli (Cinemateca Capitólio/RS), Suzana Argolo (Circuito Saladearte/BA), Leandro Pardí (Spcine/SP), Gisela Fonseca (Festival Internacional de Cinema de Cartagena/Colômbia), Zakiya Carr (Black Women Disrupt/EUA), Uriara Maciel (Festival Gira das Resistências/Alemanha), Rosélis Câmara (Festival Guarnicê de Cinema/MA) e Luiz Alberto Cassol (Festival Santa Maria Vídeo e Cinema/RS), além dos cineastas baianos Cláudio Marques, Henrique Dantas e Lula Oliveira.

O seminário inclui também a exibição de filmes emblemáticos, como Um é Pouco, Dois é Bom, de Odilon Lopez; A Batalha da Rua Maria Antônia , de Vera Egito; Quarta-Feira, de Bárbara Santos e João Pedro Prado; e Batatinha e o Samba Oculto da Bahia, de Pedro Abib.

Mosaico. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, e Spotify