O Senai Cimatec realizou o reparo e devolveu para os hospitais, em pleno funcionamento, 324 respiradores mecânicos que estavam com defeito, em parceria com o Governo da Bahia. A ação, que foi iniciada em março, desde o início da pandemia do Coronavírus na Bahia, foi finalizada nesta sexta-feira (25). 

De acordo com o diretor do Senai Cimatec, Leone Andrade a equipe de profissionais dedicada a esta ação contou com engenheiros clínicos, técnicos e engenheiros de eletrônica e mecânica, engenheiros de automação, gestores e o pessoal de logística.

“A iniciativa de manutenção de aparelhos surgiu aqui na Bahia. Rodamos todo o piloto deste programa, validamos os procedimentos de recolher, transportar, fazer limpeza e assepsia, realizar os testes iniciais e triagem, conserto e limpeza de filtros, calibração e teste de segurança elétrica. Fizemos a capacitação remota em outros estados e países, espalhando esta iniciativa. Foram mais de 2,2 mil respiradores mecânicos recuperados em todo o país”, explicou.