
O cineasta baiano, Sérgio Machado, se prepara para vir a Salvador participar da homenagem que vai receber na 20ª edição comemorativa do Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece entre 02e 09 de abril. Durante o festival, serão apresentados os documentários ‘A Luta do Século’ (2016), ‘Neojiba – Música que Transforma’ (2020), ‘3 Obás de Xangô’ (2024) e ‘A Bahia me fez Assim’ (2025). Os dois últimos ainda estão inéditos e serão exibidos pela primeira vez para o grande público. Além disso, o ano de 2025 representa também alguns marcos na trajetória de Sérgio, a exemplo dos 20 anos da estreia de ‘Cidade Baixa’ (2005), seu primeiro longa como diretor de ficção.
“Minha trajetória, de algum modo, se confunde com a do festival e do Cláudio Marques. Nós começamos na mesma época e me lembro dele como jornalista, acompanhando as filmagens no set de ‘Central do Brasil’ (1998), longa que marcou o início da minha vida no cinema. Depois disso, participei do festival inúmeras vezes e acho que todos os meus filmes já passaram por aqui. Marília e Cláudio, ao longo dos anos, se tornaram uma referência na Bahia como cineastas e organizadores do festival e, sempre que posso, venho prestigiar”, afirma Sergio Machado.
“Sérgio Machado está presente no festival desde a primeira edição, então não poderia ficar de fora da nossa 20ª edição, um Panorama muito especial. A abertura do primeiro Panorama foi com ‘Onde A Terra Acaba’, obra de estreia de Sérgio, que, desde então, realizou grandes filmes, de diferentes gêneros. O recorte no documentário nos interessou, uma vez que, ao longo do tempo, Sérgio tem nos presenteado com uma produção extremamente relevante e que diz muito de nós enquanto território e cultura”, ressalta Marília Hughes, uma das realizadoras do evento.
Reconhecido internacionalmente, o premiado cineasta baiano foi diretor de elenco e assistente de direção no filme de Walter Salles ‘Central do Brasil’ (1998). Atualmente, celebra o lançamento da recente animação ‘Arca de Noé’ (2024) e aguarda a estreia da série ‘Maria e o Cangaço’, na Disney+. Além de Salvador, o Panorama Coisa de Cinema acontece em Cachoeira, entre 02 e 06 de abril.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify