Estreia, pela primeira vez na TV aberta, a série Em Busca de Kardec. Em oito episódios, a experiência documentada por Karim Akadiri Soumaïla, cineasta francês radicado no Brasil, vai ao ar na TV Cultura, na quinta-feira (29), a partir das 23h. O cineasta francês e também protagonista, diretor e roteirista do seriado ressignifica o luto pela perda repentina de sua filha, Ifa, buscando um caminho espiritual.
Em sua viagem, Soumaila traz uma abordagem filosófica em relação às pesquisas do ilustre educador francês, que foram divulgadas na França no século XIX e influenciaram o pensamento da época antes de se tornarem circunscritas à religião espírita. A história do personagem-narrador percorre a França, Suíça e Brasil e se entrelaça com entrevistados, historiadores, sociólogos, antropólogos, adeptos, lideranças e médiuns.
Em território brasileiro, o viajante conhece o legado dos guardiões kardecistas, dentre eles o médium Chico Xavier. Constata divergências entre diferentes correntes no país. Como discernir o verdadeiro do falso, como evidenciar a fraude? Dialoga com estudiosos do sincretismo afro-brasileiro, do Candomblé e da Umbanda, para entender o enraizamento das filosofias pós-morte no Brasil.
De descendência afro-caribenha, com raiz Yorubá de Benin, o cineasta nascido em Paris se aproxima das tradições religiosas de Salvador. É também na capital baiana que recebe mensagem perturbadora em uma pintura da fisionomia de sua filha falecida em acidente quando adolescente, transmitida por Florêncio Anton. O médium é o fundador-dirigente do Grupo Espírita Scheilla e acumula a produção de mais de 27 mil telas pintadas, incorporado por 105 pintores desencarnados. A lista abrange Rembrandt, Picasso, Renoir, Van Gogh, Monet, Da Vinci, Lautrec e Chagall.