Seguindo as comemorações dos 13 anos do Coletivo DUO Teatro, o espetáculo solo “Memórias do Fogo” será o destaque do mês de abril, em cartaz no Teatro Sesc Senac Pelourinho nos dias 6, 8, 12, 13, 14 e 15, às 19h, e nos dias 19 e 20, às 15h. A montagem tem encenação, atuação e dramaturgia de Saulus Castro, fundador do coletivo, sob orientação da diretora teatral Meran Vargens.
Criado em 2019, o solo é inspirado no livro “Veias da América Latina” e na trilogia “Memórias do Fogo“, ambos do escritor uruguaio Eduardo Galeano. O espetáculo abordas temas como a exploração do Ser e da Natureza pelas estruturas de poder, a usurpação das terras de comunidades originárias por criminosos dos garimpos e as histórias de vozes não escutadas e abafadas pelo colonizador.
“Este solo traz histórias espiraladas, vividas ontem e amanhã, no hoje. Em meio a pandemia vimos o Brasil ser tomado por grandes incêndios em suas florestas e biomas. Homens e mulheres sendo resgatados em situação trabalhista análoga à escravidão. Indígenas Yanomami em crise humanitária, sendo dizimados pelos garimpos. São estas histórias vivenciadas no Brasil e na América Latina que levamos à reflexão”, conta Saulus Castro.
O corpo do ator vai personificar o Tempo, o Fogo, a Terra e a Memória, dentro de um ambiente realista fantástico. A cenografia, uma grande área circular com barbantes vermelhos, é uma obra de Zuarte Júnior e o figurino, composto por barbantes brancos permeando o corpo de Saulus, é autoria de Rino Carvalho.
O projeto de circulação DUO 13 anos é composto por cinco espetáculos, que vão partir para o interior do estado, entre a Chapada Diamantina, Sul e Sul, até o mês de junho. A entrada no solo “Memórias do Fogo” é gratuita para escolas públicas, ONGs e projetos sociais.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.