Economia. Foto: Reprodução.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços na Bahia apresentou crescimento de 6,7%, em relação à 2023. Com isso, a variação foi superior aos demais estados do Nordeste, ultrapassando o Ceará, com 3,6%, e Pernambuco, com 2,9%. A expansão baiana também superou a média nacional, que variou em 2,3%. O levantamento contou com análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).

O grande destaque ficou para o Turismo, com um crescimento de 11,4% em suas atividades, atingindo o melhor desempenho desde 2011. Segundo Guilherme Dietze, consultor econômico da entidade baiana, a tendência pode ser fruto do trabalho dos agentes públicos do setor no Estado, investindo e promovendo.

“A capital é a grande porta de entrada de turistas na Bahia e, segundo o Observatório do Turismo, houve aumento de 12% na movimentação de passageiros no aeroporto de Salvador, embora o saldo total de 6,5 milhões ainda fique abaixo dos quase 7 milhões registrados em 2019”, afirma.

Dietze ainda reforça que o aumento expressivo nos preços das passagens aéreas, juntamente com a posição geográfica do estado, ajuda na captação de turistas. “A tendência é que para o destino Bahia, seja Salvador, Porto Seguro ou Ilhéus, a passagem fique mais atrativa”, declara.

Os serviços de informação e comunicação também avançaram, com 13,8%, seguido dos serviços profissionais, administrativos e complementares, com 9%. “São dinâmicas e razões diferentes para os resultados, mas que mostram um bom momento da economia baiana e que tem tudo para evoluir ainda mais em 2024, principalmente com o cenário de redução da taxa de juros, estimulando o consumo das famílias e investimentos das empresas”, conclui Dietze.

Guilherme Dietze. Foto: Divulgação/Fecomércio-BA.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.