Na última terça-feira (21), foi celebrado o Dia Internacional das Florestas. No estado, o setor florestal possui mais de 500 empresas, gera 222 mil empregos e movimentou cerca de 1 bilhão de dólares em exportações só em 2022, de acordo com dados da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf).
As empresas responsáveis por esses números expressivos têm adotado práticas sustentáveis, fazendo com que 100% do papel produzido e toda a madeira para fins comerciais seja de origem de florestas plantadas exclusivamente para esta finalidade. São 700 hectares de áreas reflorestadas por meio de plantio de mudas cultivadas atendendo a um plano de manejo sustentável, recuperando espaços degradados.
Instalada há 30 anos no estado, Suzano é uma das empresas que possuem a sustentabilidade como estratégia de negócio. A companhia é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. Segundo o coordenador de Meio Ambiente Florestal, Diomar Biasutti, o grupo possui metas de longo prazo, entre elas, a de capturar 40 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2025.
“Nossa meta em relação à remoção de carbono da atmosfera é ambiciosa, mas o modelo de cultivo sustentável de árvores, em sistema de mosaicos em que preservamos a mata nativa, contribui fortemente para alcançarmos esse objetivo”, destaca.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.