Na tarde da última sexta-feira (30), o ministro das Relações Exteriores do Togo, Robert Dussey, visitou o Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública na capital baiana. Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o encontro discutiu possíveis parcerias entre os dois países.
A ocasião também contou com a presença de secretários estaduais e outros representantes da comitiva do Togo. Além da relação comercial entre os dois países, onde a Bahia exporta itens como óleo diesel e cana-de-açúcar, um projeto sobre segurança alimentar e desenvolvimento sustentável faz parte dos planos do país africano.
“Acreditamos que o Brasil tem muito a contribuir com a mecanização agrícola no Togo, um país com muitas capacidades para receber investimentos brasileiros. E a agricultura familiar pode ser uma área de destaque, no intuito de impulsionar a produção de alimentos e combate à fome”, destacou o ministro togolês.
Outros setores da economia também podem fazer parte da relação entre Bahia e Togo. O governador do estado citou alguns deles e quais serão os próximos passos: “Vamos construir um memorando de intenções e criar ambientes de intercâmbio que envolvam turismo, cultura, educação, agricultura e igualdade racial. Ainda este ano, vamos enviar nossas equipes ao Togo para fazer prospecção de negócios”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify