O Salvador Shopping lançou o projeto Hora Silenciosa para reduzir, por um período, todo estímulo sensorial no local e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de respeitar e incluir pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acolher suas famílias. A ação pioneira começa a operar neste sábado (29), durante a primeira hora de funcionamento do shopping, das 9h às 10h.
A iniciativa será realizada no último sábado de cada mês, sempre no mesmo horário, quando todos os estímulos sonoros e visuais serão reduzidos. Outras ações do shopping já foram implementadas com caráter permanente como as vagas de estacionamento exclusivas e os abafadores de som gratuitos.
Durante a Hora Silenciosa, serão adotadas as seguintes medidas: pausa no tráfego de carrinhos de coleta de lixo; pausa no tráfego de segways; rádios de comunicação apenas com fones de ouvido; TVs, displays, totens, mega banners digitais, letreiros e rádio mall desligados; redução da iluminação; cancelas de estacionamento sem áudio; suspensão de secadores de mão e dispensers automáticos de cheiro; portas dos banheiros sempre fechadas; celulares no modo silencioso; protetores auriculares em banheiros e fraldários, assim como abafadores disponíveis nos Espaço Família.
“As mudanças nos ambientes não seriam suficientes sem o trabalho junto aos lojistas e colaboradores do shopping. A participação de todos é fundamental para garantir a tranquilidade dos autistas dentro do nosso espaço. Além de inclusivo, o projeto é também educativo. Um chamado para o respeito à cidadania dessas pessoas”, destaca José Luiz Miranda, superintendente do Salvador Shopping.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.