Diante da semana do Natal, a expectativa do setor do comércio para a data é grande. Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) entre seus associados, o período deve movimentar nas lojas de shoppings, cerca de R$ 5 bilhões na economia, levando quase 60 milhões de consumidores para os mais de 600 centros de compras por todo o país.
De acordo com o levantamento, apesar das dificuldades econômicas e da inflação elevada, o setor se mantém otimista e espera uma movimentação acima da média para o feriado. “A expectativa do setor é bem positiva e temos uma perspectiva de um crescimento sobre o ano passado, e também de atingir os patamares de 2019, ano anterior à pandemia”, revela, Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.
No Natal deste ano, cerca de 73% dos consumidores pretendem comprar presentes para seus familiares, uma queda de 4 pontos percentuais em relação ao ano passado. Em média, os consumidores pretendem comprar 4 presentes para a data, e o ticket médio de cada presente será de R$ 130 reais.
Os dados ainda apontam que dentre os itens mais comprados, 57% serão itens que compõem o vestuário feminino, masculino e infantil, 38% calçados, 36% perfumes/cosméticos, 34% brinquedos e 21% acessórios.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.