A multinacional hispano-alemã Siemens Gamesa, fabricante de equipamentos de energia eólica, anunciou a suspensão temporária de todas as suas operações na fábrica de Camaçari. De acordo com a informação, veiculada pela agência TC Mover, a decisão visa ajustar a estrutura produtiva e atender às atuais demandas do mercado.
“A empresa confirma a hibernação temporária da fábrica de Camaçari (…). A hibernação não terá nenhum efeito na entrega dos atuais contratos onshore da Siemens Gamesa, incluindo a operação e manutenção de parques eólicos e projetos futuros”, afirmou a empresa, em nota à imprensa.
Tendo enfrentado dificuldades recentemente, a empresa chegou a ser resgatada pela Siemens Energy, em maio passado, que pagou 4,05 bilhões de euros para assumir totalmente a companhia. O grupo alemão comprou a parte que ainda não controlava da espanhola Siemens Gamesa, alegando que o desempenho da fabricante de turbinas afetava os resultados da controladora.
O setor eólico tem passado por dificuldades para se manter competitivo, sofrendo com a inflação, riscos macroeconômicos e consequências da pandemia de covid-19. O mercado brasileiro é atendido pela Vestas, GE, Nordex Acciona, Wobben e Siemens Gamesa, que possui contrato de longo prazo com o país.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.