80 anos do Sinditabaco Bahia. Foto: Reprodução/FIEB

Com 33 empresas associadas, o Sindicato da Indústria do Tabaco do Estado da Bahia (Sinditabaco Bahia) reuniu, na última quinta-feira (15), representantes do setor, empresas associadas, entidades parceiras e parlamentares aliados à cultura do tabaco. O encontro visou celebrar os 80 anos do sindicato, valorizar o trabalho e celebrar as conquistas alcançadas. Vale ressaltar, que a atividade gera cerca de 5,5 mil empregos diretos e indiretos na Bahia, formados em sua maioria, por mulheres que trabalham em sistema de cooperação com a agricultura familiar.

“Ao longo de todo esse tempo o sindicato segue forte e firme. Nos últimos anos temos atuado cada vez mais para estimular o crescimento das empresas e mantê-las competitivas no mercado, além de promover a qualidade do tabaco baiano para o mundo”, destacou Renato Madeiro, presidente do Sinditabaco Bahia. Já Ricardo Becker, presidente da instituição entre 2009 e 2011, falou que a posição do sindicato hoje leva em conta também a sucessão de presidentes, cada um com sua contribuição, visando o avanço da instituição.

O evento também contou com a presença de políticos, como o deputado estadual Eduardo Salles, grande apoiador do setor em busca da valorização da cadeia produtiva no estado. Em 2015, ele foi o autor de uma PL para elevar o charuto do Recôncavo Baiano a patrimônio material e imaterial da Bahia. Também estiveram no evento, o deputado federal Rafael Pezenti; o gerente-executivo da Abifumo, Edimilson Alves; o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos; o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Menezes; e o assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Thiago Borges.

Renato Madeiro, presidente do Sinditabaco Bahia. Foto: Reprodução/FIEB

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify