Cartografia de Salvador. Foto: Jefferson Peixoto.

Um banco de dados geográfico atualizado e de uso comum, no qual todos os cidadãos podem ter acesso às informações geoespaciais da capital baiana. Esta é a proposta do Mapeamento Cartográfico de Salvador, disponível virtualmente, podendo ser acessado pelo computador ou dispositivo móvel.

O projeto foi desenvolvido em colaboração com diversos órgãos municipais. Com isso, Salvador se torna uma das pioneiras no país na aplicação das normas nacionais de cartografia voltada para municípios, juntamente com o Distrito Federal.

A coordenadora da equipe de gestão da Cartografia de Salvador, Ana Lúcia Aragão, explica que, por se tratar de uma base de dados oficial da gestão municipal, é possível utilizá-la como subsídio para os procedimentos de diversos órgãos públicos.

A cartografia de Salvador pode ser vista de maneira similar a ferramentas já conhecidas, a exemplo do Google Maps. O banco de dados reúne os objetos geográficos da cidade, como ruas, passeios, praças, quadras, edificações, postes, árvores e afins, organizados em 19 categorias e em 232 classes de objetos, seguindo padrões internacionais de qualidade cartográfica.

Cartografia de Salvador. Foto: Jefferson Peixoto.