O Sítio Roberto Burle Marx foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da humanidade nesta terça-feira (27). O legado do paisagista brasileiro tem 407 mil metros quadrado e fica localizado em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O espaço abriga uma coleção com mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais.
O local é o 23º ponto brasileiro inscrito na lista de patrimônios mundiais; o Sítio Burle Marx foi escolhido na categoria paisagem cultural. A diretora do espaço, Claudia Storino, enfatizou a importância do local para construção do paisagismo brasileiro. “O Sítio Roberto Burle Marx foi o ‘laboratório de criação’ onde foram desenvolvidos o repertório botânico e a experimentação paisagística que viabilizam a produção do novo paradigma no campo do paisagismo, o jardim tropical moderno”,
A candidatura brasileira foi apreciada durante a 44ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que teve início no último sábado (24) e vai até a 31 de julho, na cidade de Fuzhou, na China. Em uma rede social, os gestores do sítio agradeceram a inclusão e disseram que estar na lista significa que estes bens tão especiais para o Brasil são também um “valor universal excepcional para a humanidade”.