Projeto da Ponte Salvador-Itaparica
Projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Foto: Divulgação.

Grande aposta do Governo da Bahia, discutida desde 2009, a Ponte Salvador-Itaparica está prestes a sair do papel. Isso porque, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, esta semana, que a sondagem em águas rasas está prevista para ser iniciada no dia 08 de janeiro. A novidade foi revelada no ato de assinatura dos contratos na área de mineração com a empresa Homerun Brasil Mineração, que aconteceu em Salvador. 

O gestor revelou que as tratativas foram destravadas após a vinda do vice-presidente do Consórcio da CCC Internacional, Yun Liang, responsável pela execução do projeto e ressaltou que os  navios já deixaram a China em direção à Baía de Todos os Santos. “Recebi o vice-presidente do consórcio que já é a terceira pessoa na escala de poder, a presença da negociação dos embaixadores do Brasil na China e dos chineses no Brasil, o diálogo de Lula com o Xi Jinping, tudo isso tem ajudado a gente”, contou Jerônimo. 

Segundo o chefe do Palácio de Ondina, o projeto executivo do equipamento só poderá ser realizado após o processo de sondagem. “A partir da sondagem, que a gente vai conseguir elaborar o projeto executivo e dai vermos as necessidades e custos, bem como profundidade e necessidade fazer mais pilares”. Em recente artigo veiculado no Jornal A TARDE, o CEO da Ponte, Cláudio Villa Boas, discorreu sobre a importância do projeto.

“O impacto social é relevante. A geração de mais de 7 mil empregos, juntamente com a melhoria do acesso a serviços básicos, contribuirá para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em muitas regiões. E em virtude da chegada deste equipamento, o governo já vem realizando novos investimentos em Saúde, Educação e Segurança nas cidades da área de influência do projeto”, escreveu Villas Boas.

Cláudio Villas Boas
Cláudio Villas Boas. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias, Twitter,  Facebook, InstagramLinkedIn e Spotify.