A doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Samira Cavalcante, desenvolveu a produção de hidromel – bebida fermentada, de origem nórdica, feita à base de mel – em sua startup, San’Mielle. Os produtos possuem o insumo cristalizado em sua fabricação, sendo uma matéria-prima de qualidade e baixo valor econômico.
Devido aos entraves sobre o mel cristalizado, encontrados na agricultura, somado ao fato da matéria-prima possuir baixo custo, a doutora desenvolveu seu hidromel sob orientação do doutor Carlos Alfredo de Carvalho. De acordo com Samira, cada produção possui sua particularidade: “É preciso ter todos os cuidados necessários para permitir que ocorra uma fermentação de maneira saudável, na qual as leveduras trabalham sem sofrer nenhum tipo de estresse, evitando aromas desagradáveis e irreversíveis durante o processo”.
Para fabricar o hidromel, a San’Mielle utiliza o insumo adquirido em cooperativas e associações produtoras de agricultura familiar, além de receber apoio da UFRB e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), através de edital aberto pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti).
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.