Na última quinta-feira (06), algumas empresas gerenciadoras de redes sociais no Brasil assinaram um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF). As plataformas debaixo dos cuidados da Meta, Google, Microsoft, Kwai e TikTok se comprometem a combater a desinformação e discursos de ódio nestes espaços.
A assinatura deste acordo implica em um processo de conscientização acerca dos efeitos negativos causados por estas fatores. Com isso, ações educativas devem ser promovidas nas redes sociais, a partir de agora.
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, entende este movimento como um avanço para conter o combate a discursos de ódio e a desinformação presente nas plataformas online. Além disso, defende a liberdade de expressão, mas isso não pode ser uma premissa para permitir ataques virtuais.
“Nós não podemos permitir que, por trás do biombo da liberdade de expressão, se desenvolva uma sociedade em que ninguém possa mais acreditar naquilo que vê. Esse é o esforço que une o STF e as plataformas digitais”, salientou o ministro.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify