O advogado Cristiano Zanin, foi empossado como o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (3), durante uma cerimônia que iniciou por volta das 16h e durou cerca de 15 minutos. Zanin chegou na corte acompanhado da família. Sem discurso, ele foi recepcionado com as boas-vindas da ministra Rosa Weber, que conduziu a cerimônia no plenário do Supremo.
Durante a solenidade, ele foi conduzido por Gilmar Mendes e André Mendonça, o mais velho e mais novo da casa, respectivamente. A ocasião contou com a presença de diversas autoridades dos Três Poderes, como o presidente Lula, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Além dos representantes do executivo, marcaram presença os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.
Tornando-se o mais jovem a tomar posse no STF, Cristiano Zanin é a primeira nomeação do presidente Lula para a Corte neste terceiro mandato do petista. Ele assume a vaga deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. Com a sua posse, o Supremo volta a ter 11 ministros em atividade.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.