Na última quinta-feira (11), a BMG Energia apresentou uma proposta para a criação de um hub de geração de energia renovável no sudoeste baiano. Segundo os representantes da empresa, que pertence ao Grupo BMG, o projeto vai abranger os municípios de Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monto Alto e Iuiu. Além disso, a geração de energia utilizará tecnologia fotovoltaica, com armazenamento em banco de baterias para a produção de hidrogênio verde, direcionada à fabricação de fertilizantes sustentáveis.
Na reunião, estava Angelo Almeida, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e os representantes da companhia: Cláudio Semprine, diretor executivo negócios; Caio David, diretor de novos negócios; e Jair Palma, diretor de relações institucionais do Grupo BMG. O encontro resultou em uma proposta de assinatura de um memorando de entendimentos.
Para o diretor da pasta, o potencial da Bahia na geração de energia limpa atrai investimentos, e o estado tem a oportunidade de fazer parte do processo de neoindustrialização. “Cada vez que somos procurados por empresários com firme propósito de investir aqui, confirmamos que estamos no caminho certo, seguindo o projeto do governador Jerônimo de alavancar a economia e renda de todo o estado, contribuindo para o bem-estar do planeta”, afirmou Almeida.
Caio David conta que a escolha do território baiano para a implantação do hub vem de um contexto histórico, visto que, a área que será utilizada pertence ao Grupo BMG. “Já cultivamos milho, algodão, grãos e atuamos na pecuária. Isso evidencia nossa proximidade e aptidão para o desenvolvimento de negócios ao longo da história. Estamos falando de mais de 40 anos de relacionamento do Grupo BMG com o estado, o que demonstra uma sinergia e um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios”, declarou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify