Charuto. Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (1º), a Associação dos Produtores de Charutos Artesanais do Brasil (APCAB) lançará o selo de Denominação de Origem (D.O.), destinado aos tabacos e os charutos originais do Recôncavo Baiano. A novidade visa deixar os produtores e produtos mais protegidos, mais valorizados e ainda mais fortalecidos, sendo um marco histórico para o setor e comunidades locais. A iniciativa de criar o projeto estratégico é resultado da parceria técnica da associação que representa o setor, com a Inovates e com o apoio institucional da Foco – Relações Governamentais.

A partir de agora, serão iniciadas formalmente a estruturação de duas categorias que irão proteger e elevar os produtos mais emblemáticos do Recôncavo Baiano. O selo ‘D.O. Tabaco do Recôncavo Baiano’ atestará a origem da matéria-prima tradicional, de reconhecimento internacional e símbolo máximo da identidade agrícola daquela região, enquanto o ‘D.O. Charuto do Recôncavo Baiano’ certifica o produto, garantindo a origem e atestando ser aquele um produto artesanal, premium e de forte conexão com o território.

As manufaturas de charutos artesanais seguem os mesmos processos tradicionais de produção que remontam ao início do século XIX na Bahia. Por ser inteiramente artesanal, essa atividade de mão de obra extremamente intensiva é absolutamente relevante para a economia local, cuja produção está majoritariamente concentrada na Bahia. “O selo vai ainda ajudar a fomentar o desenvolvimento sustentável, a geração de renda, a permanência populacional, a reinserção produtiva e o turismo cultural no Recôncavo”, afirma José Antônio Martins Monteiro, proprietário da JAMM Cigar.

Para Lorenzo Orsi, presidente da APCAB, a iniciativa ajuda a “promover, unir e fortalecer a cadeia produtiva do tabaco e do charuto baiano, inaugurando uma nova fase de reconhecimento global e desenvolvimento sustentável”. O lançamento acontecerá no Auditório da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador

Charuto. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify