Em uma parceria com a Fundação Projeto Tamar, os moradores do Condomínio Busca Vida (CBV), localizado no litoral de Camaçari, iniciaram uma mobilização para promover campanhas educativas e de conscientização para a preservação das tartarugas marinhas. O projeto se deu devido ao começo da temporada de reprodução desses animais.
O objetivo deste trabalho visa proteger as tartarugas e reduzir ameaças à existência da espécie. A campanha ocorre no local porque a praia de Busca Vida “é uma das preferidas pelas tartarugas marinhas no momento da desova, que se intensifica no decorrer do Verão. Essa escolha se dá pelo fato de ser tranquila, silenciosa e escura de noite”, como explica Marcelo Dourado, administrador do condomínio.
Para a ocasião, a Comissão de Meio Ambiente do CBV reforça a necessidade de uma série de ações para cuidar desses animais, como “manter a área escura à noite ou com luzes fracas, sem fogueiras ou realização de luaus, pois a luminosidade desorienta as tartarugas”. Cuidados com objetos nas praias durante o dia também requer atenção dos transeuntes da praia.
Além disso, uma atenção especial para a legislação ambiental se faz necessária, principalmente no que tange ao não manuseio de ovos, fêmeas e filhotes de tartarugas marinhas, conforme registro na Lei 9605/1998 – conhecida também como “Lei de Crimes Ambientais”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify