Agatha Wicks, Jacqueline Moreno, Táta Mott e Dávila Kess. Foto: Tati Freitas.

A velejadora e empresária Márcia Mott — mais conhecida como Táta — integrante do projeto Meninas da Vela, é uma das palestrantes convidadas na 2ª edição do Congresso Náutico da Bahia (CONAUTBA). Organizado pela Barco Show Eventos, o evento foi aberto hoje (31) e vai até esta sexta-feira, 1º de setembro, no Terminal Marítimo de Salvador. Em entrevista, Mott compartilhou com o Anota Bahia que o tema da sua palestra que fará com Carol Santiago, Daniela Antonniazi e Luciana Borges, na sexta-feira (1º), às 14h, gira em torno do empreendedorismo no segmento náutico através da ótica feminina. “Esse é um ambiente majoritariamente masculino e as mulheres, mesmo encontrando dificuldade em se estabelecer neste mercado, vem se firmando e trazendo, além da competência, uma atuação ambiental mais consciente e sustentável”, defende.

Para a empresária, apesar das possibilidades que a Baía de Todos os Santos oferece, a prática da vela é ainda muito pequena, algo que se relaciona com questões culturais e também pelo encarecimento dos equipamentos. “Isso passa pela falta de cultura do próprio soteropolitano, que em geral só percebe o mar na praia. Também temos as barreiras de acesso aos equipamentos, como barcos, pranchas, entre outros, que em grande parte se deve a pouca demanda, que acaba por encarecer o setor”, explica. 

Ações que possam gerar impacto real no setor fazem parte das expectativas de Táta Mott para esta segunda edição do Congresso Náutico da Bahia. “O momento é propício para ações que realmente impactem o setor. Os temas de sustentabilidade e turismo têm voltado os olhos do poder público para a Baía de Todos os Santos, e também para as mulheres como protagonistas de muitas iniciativas”, finaliza. 

Táta Mott. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.