Nesta sexta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, apontando que a taxa de desocupação no trimestre encerrado em maio ficou em 7,1%, alcançando o menor patamar para o período desde 2014. Além disso, apresentou um recuo em relação ao trimestre móvel anterior, terminado em fevereiro, quando marcou 7,8% e no mesmo período de 2023, que marcou 8,3%. Esse é o menor índice registrado desde o período de três meses encerrado em janeiro de 2015, com 6,9%.
O estudo também apresentou que, em maio, a população desempregada era de 7,8 milhões, representando uma diminuição de 1,2 milhão em comparação ao trimestre encerrado em maio de 2023. Já a população empregada chegou a 101,3 milhões de pessoas, um recorde na série histórica do IBGE.
Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do instituto, o crescimento dos ocupados tem sido impulsionado pela expansão dos empregados, tanto no segmento formal como informal. Para ela, os resultados também são fruto das diversas atividades econômicas que vêm aumentando os seus contingentes. “Esse recorde não acontece de uma hora para outra. É fruto de expansões a cada trimestre”, comenta.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify