Com apoio da Companhia Teatro dos Novos e do Teatro Vila Velha, o espetáculo “Infância” do ator Ney Piacentini (Cia do Latão) e do músico Alexandre Rosa abre a temporada de verão do Teatro Vila Velha em 2022. A apresentação acontece no dia 09 de janeiro às 16h, e, logo após integra uma roda de conversa sobre a obra de Graciliano Ramos, com participação de Elizabeth Ramos, neta do autor e pesquisadora da sua obra.
Além disso, a ocasião também recebe o lançamento do livro “[Des]aprendizagens: textos sobre atuação” de Ney Piacentini. “Infância” é a transcrição cênica e musical a partir do livro homônimo de Graciliano Ramos, publicado em 1945. No romance o escritor alagoano descreve seus primeiros anos de vida até a puberdade: a dura vivência com a família, a difícil alfabetização e sua gradativa aproximação aos livros.
Sem perder o primor literário, o leitor acompanha a trajetória rudimentar do garoto no interior dos Estados de Alagoas e Pernambuco e o incipiente surgimento de uma criatura interessada no mundo das letras. “A primeira apresentação que fizemos para o público foi em um ensaio aberto lá em São Paulo e foi muito bem sucedida. Essas apresentações no Nordeste são como “pré-estreias”, faz parte de um processo de pesquisa e preparação”, disse Ney Piacentini.