Flood Hub. Foto: Google.

O Google, gigante da tecnologia, liberou recentemente um aplicativo criado com Inteligência Artificial (IA), que é capaz de prever locais com alto risco de enchentes. Chamado de  Flood Hub, o recurso está disponível em 80 países, incluindo o Brasil, e pode emitir alertas para uma possível emergência com até sete dias de antecedência. 

Inicialmente, a ferramenta foi apresentada pela empresa no ano passado e seu serviço é focado em detectar inundações ribeirinhas, que ocorrem quando rios ou córregos transbordam em áreas próximas, que podem ser calculadas e detectadas previamente, sendo possível saber quando e onde as enchentes podem acontecer.

O Flood Hub opera com dois modelos típicos de previsão para projetar a quantidade de água que flui para um rio. A partir desse processo, a plataforma consegue prever quais áreas serão afetadas e a profundidade esperada da inundação. A IA possui um papel de destaque no aplicativo, utilizando fontes de dados públicos como imagens de satélite, medidores de nível de água e leituras de estações meteorológicas.

“À medida que continuamos melhorando nossos modelos globais baseados em IA para previsão de enchentes, continuaremos apoiando comunidades em risco com tecnologia para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, afirmou o vice-presidente de engenharia e pesquisa e líder de resposta a crises no Google, Yossi Matias, para um artigo do blog da empresa.

Enchente na Bahia. Foto: Governo da Bahia.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify