Temporada de baleias. Foto: Divulgação.
Temporada de baleias. Foto: Divulgação.

O lançamento da temporada de observação de baleias 2025, em Salvador, foi promovido pela Prefeitura e o Instituto Baleia Jubarte nesta terça-feira (15). Apesar da oficialização, somente na última segunda (14), 27 espécimes foram avistados na Baía de Todos-os-Santos, em localização próxima ao Farol da Barra. passagem das baleias acontece de julho a outubro. A expectativa é de que aproximadamente 35 mil cetáceos apareçam nos mares brasileiros neste ano. Em 2024, 1.012 mil avistamentos foram registrados, superando os 843 animais que passaram pela costa soteropolitana em 2023.

As jubartes percorrem mais de 4 mil quilômetros, desde as águas geladas da Antártica até o litoral baiano, em busca de águas calmas e quentes, para acasalar e terem seus filhotes. Os animais podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. Na passagem pelas águas da Bahia, elas encantam em apresentações naturais com saltos, batidas de cauda e cantos que ecoam pelo mar.

Durante a cerimônia de lançamento, o diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, chamou a atenção para a riqueza da Baía de Todos-os-Santos. “É o segundo maior ecossistema marítimo do mundo. E as baleias escolhem a nossa Baía de Todos-os-Santos para o acasalamento e a gestação. Então, além dessa beleza toda que temos, há um aconchego de a gente receber as baleias. Isso é muito importante para o nosso turismo sustentável”, pontuou.

Baía de Todos os Santos
Baía de Todos os Santos. Foto: Priscila Almeida.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify