A produtora de moda Tininha Viana assina o styling e a direção do desfile de moda artesanal, “Imaginário Popular da Bahia”, inspirado na feira e nas festas populares da cidade de Cachoeira. Ela foi convidada por Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, para comandar o desfile, que acontece neste sábado (18), às 16h, na área externa Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador.
“A coleção Cachoeirana, com roupas bordadas na chita, foi o ponto de partida para este mergulho no universo do Recôncavo. As suas festas populares e a feira me inspiraram para criar o desfile, compondo roupas e acessórios criados por artesãs e artesãos de diversas regiões da Bahia”. O Artesanato da Bahia é muito rico, principalmente na moda, com técnicas de bordados, tear, rendas, pinturas e reaproveitamentos de materiais, especialmente nos acessórios”, revela Tininha Viana.
Os looks apresentados na passarela também estarão em exposição no MAM. A coleção é fruto do trabalho das artesãs da Associação Artesanal Chitarte de Cachoeira, que através da técnica de bordado na chita, contam um pouco da história do Recôncavo baiano.
Em comemoração ao Dia do Artesão, haverá uma programação que começa nesta sexta-feira (17/03) e vai até domingo (19/03), reunindo as feiras, espaço da qualificação, exposições, workshops, oficinas, painéis temáticos no 1º Encontro Artesanato da Bahia e shows. A entrada é franca.