Tocha Olímpica Paris 2024 é acesa. Foto: REUTERS/ Alkis Konstantinidis.

Nesta terça-feira (16), foi acesa a tocha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em cerimônia na antiga Olímpia, na Grécia. Com isso, o fogo, que é símbolo dos jogos alimentou a tocha, marcando o início de um revezamento até iluminar a pira dos Jogos de Paris, no evento de abertura do dia 26 de julho.

Devido ao dia nublado, a forma tradicional de acender a chama, através dos raios do sol e uso de espelhos, a tocha foi acesa com uma chama reserva, pela atriz grega, Mary Mina. O símbolo representa o ideal de pureza, paz e a amizade entre as nações. Na ocasião, as demais atrizes, que interpretam as sacerdotisas do Templo de Hera, utilizaram vestidos em tons de cinza inspirados nas colunas gregas.

O primeiro condutor da tocha foi o remador grego, Stefanos Ntouskos, atual campeão olímpico do skiff simples. Em seguida, ele entregou para Laure Manaudou, que ganhou três medalhas nas Olimpíadas de Atenas 2004. No dia 08 de maio, a tocha chegará em Marselha, na França, iniciando um revezamento de 68 etapas, percorrendo 400 cidades francesas.

A Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi projetada pelo francês Mathieu Lehanneur, designer do ano da Maison & Objet. Em entrevista à Casa Vogue, ele revelou que a parte mais desafiadora do projeto foi desenvolver um sistema de acendimento à prova de vento, chuva, tempestade, e praticamente invisível para não comprometer o design. O designer também participará do revezamento.

Tocha dos Jogos Olímpicos 2024. Foto: Felipe Ribon.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.