Maria-Mata-Mouro-Anota-Bahia
Maria Mata Mouro. Foto: Divulgação.

Após alguns meses fechado devido à pandemia, o tradicional restaurante Maria Mata Mouro, localizado no Pelourinho, prepara a sua reabertura ao público para a próxima quinta-feira (20) e um Soft Open para a imprensa e convidados na próxima terça-feira (25).

Com mais de 30 anos de história e nome inspirado no romance “Tu não Te moves de Ti”, da escritora Hilda Hilst, o restaurante funciona em um casarão com arquitetura do século XVIII. As paredes construídas com a técnica Taipa de Pilão, remanescente dos primeiros muros de defesa de Salvador, se unem às pinturas e esculturas feitas pelo artista plástico Carlos Kahan. A casa conta com dois ambientes: o espaço interno, que possui um american bar, e um jardim na parte externa.

“O menu foi atualizado, trazendo identidade, sabores marcantes e valorizando os ingredientes regionais. A ideia é levar uma experiência aconchegante e única no prato”, diz o chef Alan Cerqueira, responsável pelo cardápio. Os destaques são o Croquete de Biryani (com arroz, peixe e especiarias) e o Bacalhau Maria Mata Mouro (bacalhau ao molho de vôngoles, arroz de brócolis e legumes). 

O restaurante passa, também, a ter uma carta inédita de coquetéis, cervejas e vinhos. “Podem esperar muita baianidade, ingredientes inusitados, cultura e beleza na montagem dos drinques”, afirma Dan Morais, sommelier e bartender baiano que assina a carta. Uma das apostas é o Cincinatta (Cachaça Branca, Cordial de Maracujá do Mato e soda de Maracujá com pimenta) e o Deburu (Vodka de pipoca, xarope de aridan, limão e pipoca caramelizada).

Maria-Mata-Mouro-Anota-Bahia
Maria Mata Mouro. Foto: Divulgação.