Travessia Mar Grande-Salvador. Foto: Olga Leiria

Consolidada como a maior e mais antiga competição de águas abertas em atividade no mundo, a Travessia Mar Grande-Salvador vai reunir gerações de atletas e apaixonados pelo mar em sua 55ª edição. No dia 29 de novembro, após a largada às 8h45 da manhã, 180 competidores percorrerão os 12,5 km que separam a Praia do Duro, em Mar Grande (Ilha de Itaparica), da Praia do Porto da Barra, em Salvador. A edição de 2025 promete ser histórica na: uma celebração de sete décadas de resistência, tradição e legado.

Entre os atletas inscritos, o grande destaque é o retorno da campeã olímpica e mundial Ana Marcela Cunha, maior atleta de águas abertas e a maior vencedora da história da prova, sendo a única mulher pentacampeã da Travessia Mar Grande–Salvador. A baiana, que soma mais de 130 medalhas na carreira, fará a travessia em ida e volta pela Baía de Todos-os-Santos em um feito inédito que amplia ainda mais a grandiosidade desta edição.

Outros nomes de peso também estão confirmados, como os bicampeões Renan Barbosa e Victoria Beatriz Rosário (vencedores em 2023 e 2024), além de atletas como Arthur Pazos, Henrique Figueirinha, Claudine Tekes, Alessandra Melo e Sinara Pazos. Do Rio de Janeiro participam o vice-campeão geral de 2024 Luis Felipe Lebeis e Patrícia Farias, além dos recordistas em participações Renato Barros e Desirée Dalia. A prova também contará com competidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, Distrito Federal e Sergipe, elevando o nível técnico e o alcance nacional do evento.

O evento esportivo também prestará homenagens a dois símbolos da natação baiana e mundial. Este ano, os troféus levam o nome de dois grandes atletas que representam a força, o talento e o legado das águas abertas. O Troféu A TARDE – Ana Marcela homenageia a maior atleta de águas abertas do planeta, símbolo de força, dedicação e inspiração feminina, reconhecida mundialmente por sua trajetória vitoriosa e por inspirar gerações de mulheres a conquistarem o mar. Já o Troféu A TARDE – Allan do Carmo celebra um dos maiores nomes das águas abertas, exemplo de garra, superação e orgulho baiano, que deixou um legado eterno na história do esporte e continua inspirando novos atletas a seguirem seu caminho.

“A Travessia é um patrimônio da natação mundial. Em parceria com o Grupo A TARDE e a Ambience Esporte, seguimos ampliando sua relevância e seu alcance, consolidando a prova como uma das maiores do planeta”, celebra Ildázio Tavares Jr, diretor da Viramundo Produções. “É uma honra participar da Travessia Mar Grande–Salvador, um evento que representa a tradição, o esporte e a força da Bahia. O Grupo A TARDE se orgulha de contribuir para uma história que atravessa gerações e inspira todo o país”, afirma Eduardo Dute, diretor da A TARDE FM.

Travessia Mar Grande-Salvador. Foto: Olga Leiria

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify