Cidacs/Fiocruz Bahia. Foto: Reprodução.

Três projetos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram selecionados para serem financiados pelo Grand Challenges Icoda Covid-19 Data Science, através da Fundação Gates. Dois deles são da Bahia. Ao todo, foram analisados 440 grupos de pesquisas do mundo inteiro. O projeto irá destinar US$100 mil durante um ano para os trabalhos. No Brasil, o valor equivale a R$ 515 mil.

Um dos projetos, do pesquisador Fernando Bozza, vai desenvolver o programa iniciado no começo da pandemia, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, para verificar e documentar a efetividade da vacinação em massa.

As outras duas pesquisas são: “Avaliação dos efeitos das desigualdades sociais na pandemia da Covid-19 em um país de média e baixa renda”, comandada por Maria Yury Ichihara; e “Avaliação rotineira de infecções, prevenção e controle da Sars-Cov—2 em populações desiguais”, que tem à frente Juliana Fonseca. Os dois estudos são coordenados por pesquisadoras do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia).

Ressalta-se que nesta quinta-feira, 5 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde, em homenagem ao aniversário do pesquisador sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, responsável por erradicar doenças como a varíola no Rio de Janeiro e ter participado ativamente na contenção de surtos da malária e da febre amarela.