No período entre a posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos, na última segunda-feira (20), até esta quinta-feira (23), cerca de 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em aviões do exército norte-americano, segundo informações da Casa Branca. “A maior operação de deportação em massa da história está em curso”, escreveu Karoline Leavitt, secretária de imprensa de Trump, nas redes sociais.
Desde o período de campanha eleitoral, o republicano tem defendido a deportação em massa e medidas contra imigrantes nos Estados Unidos. No primeiro dia do novo mandato, o presidente assinou uma série de ordens executivas para reprimir a entrada de imigrantes ilegais no país. Na última segunda-feira (20), quando ocorreu a cerimônia de posse de Trump, um projeto de lei que obriga serviços federais a deterem imigrantes ilegais suspeitos de crime foi aprovado pelo Senado amerciano, de maioria republicana.
Em comunicado, o prefeito de Newark, Ras J. Baraka, declarou que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos “invadiram um estabelecimento local, detendo moradores e cidadãos sem documentos, sem apresentar uma ordem judicial”. “Este ato flagrante é uma violação clara da Quarta Emenda da Constituição dos EUA, que garante ‘o direito das pessoas de estarem seguras contra buscas e apreensões irracionais”, denunciou o prefeito.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify