Do primeiro turno para o segundo a abstenção subiu de 21,68% para 29,26%, registrando o segundo maior volume de ausências da história, atrás apenas das eleições de 2020. A ministra Cármen Lúcia, presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que a Justiça Eleitoral fará uma pesquisa para descobrir os motivos do não comparecimento a fim de diminuir essa tendência nas próximas eleições.
A pesquisa pretende identificar as principais justificativas de ausências, considerando as variáveis e especificidades de cada local. “Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”, disse Cármen Lúcia em entrevista coletiva após segundo turno das eleições municipais.
A ministra informou que no Amazonas, apesar de uma preocupação do impacto no transporte pela baixa dos rios, a abstenção foi menor do que a média nacional. Já em Porto Velho, o temporal na manhã do domingo (27) aumentou a abstenção na capital de Rondônia, registrando 30,63%, contra 19,37% no primeiro turno deste ano.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify