Aeroporto de Congonhas. Foto: Reprodução.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta sexta-feira (16) que o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) garanta ao menos 90% dos pilotos e comissários de voo trabalhando durante o período de paralisação da categoria. A decisão é liminar e cabe recurso. A greve nacional está prevista para iniciar nesta segunda-feira (19), das 6h às 8h, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.

Após o pedido do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) pelo cancelamento total da greve e multa de R$500 mil por dia, a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, do TST, impôs uma multa de R$200 mil caso o SNA não cumpra a determinação. O Snea afirma que, mesmo as empresas apresentando propostas de reajuste de 100% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), os aeronautas não abrem mão do aumento real.

O presidente do SNA, Henrique Hacklaender, informou que, até a noite desta sexta, não teve possibilidade de avaliar a liminar.

Avião comercial. Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil..

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.