Salvador é um dos principais destinos do país
Salvador. Foto: Leonardo Dourado.

Nesta quinta-feira (11), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), que compõe o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia. Segundo o levantamento, o volume das atividades turísticas na Bahia, no primeiro trimestre desse ano, cresceu 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o resultado, o turismo baiano obteve a primeira variação positiva mais expressiva entre os demais estados e superior à média nacional.

Impulsionado pelo aumento da movimentação nos aeroportos de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista, o fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais cresceu 11,2% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Já os pedágios na Bahia apontaram um ampliação de 3,7% das operações, representando um aumento de mais de 701 mil veículos em trânsito. Por sua vez, o Ferry-Boat registrou aproximadamente 10 mil veículos adicionais na travessia São Joaquim-Bom Despacho (expansão de 4,5% em relação ao período do ano passado).

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 69,0% no primeiro trimestre de 2024, superior ao observado no mesmo trimestre do ano anterior, que registrou 68,3%. Além disso, o estado arrecadou mais de R$ 1,2 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), referentes às ACT, no primeiro trimestre. A expansão nominal de 31,4% em relação ao ano de 2023.

O Fera Palace Hotel, na Rua Chile
Fera Palace Hotel. Foto: Divulgação/Fera Palace.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify