Na edição impressa do jornal Folha de São Paulo, publicada nesta quinta-feira (29), a Ilha dos Frades, localizada na Baía de Todos os Santos, foi o tema da matéria de turismo, mencionando o grande número de visitantes oriundos do Brasil e do exterior. As belezas naturais, a gastronomia e as famosas igrejas do local receberam destaque no texto escrito por Roberto de Oliveira.
A matéria da Folha explica detalhadamente a localização da ilha, que pertence a Salvador, embora esteja próxima a cidade de Madre de Deus, além de contar como chegar ao local, por meio de embarcações marítimas. A preservação ambiental dos Frades conta com apoio da Fundação Baía Viva, criada em 1999 e que cuida de alguns pontos do litoral da capital baiana. De acordo com Isabela Suarez, presidente do instituto, “São duas décadas dedicadas ao desenvolvimento sustentável e ao resgate do potencial turístico da Baía de Todos os Santos”.
Um dos principais pontos turísticos da ilha, a Capela de Nossa Senhora do Loreto é uma das atrações mencionadas, com a lembrança do espaço receber cerimônias de artistas, políticos, empresários e outras personalidades, custando o valor de R$70 mil por evento. A Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, com data de fundação registrada no Século XVII possui uma vista panorâmica privilegiada e está localizada próximo ao restaurante Preta, da chef Angeluci Figueiredo. O menu com diversos pratos de frutos do mar atrai diversas celebridades para a ilha e se torna um dos pontos mais requisitados do local.
Na matéria, diversos turistas foram entrevistados e o consenso acerca das belezas do lugar foi demonstrado na matéria. “Tudo é muito aprazível. Deveria ter ficado por pelo menos duas ou três noites”, confessou a nutricionista Juliana Campos para a reportagem, que recomenda a permanência dos visitantes para uma curta temporada na Ilha dos Frades.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.