Rosa Passos. Foto: Raphael Urias

A cantora Rosa Passos foi condecorada, na última segunda-feira (9), com o Troféu Tradições 2025, honraria criada pela União Brasileira dos Compositores e que homenageia sua arte e legado. Ao longo de sua carreira, Rosa conquistou reconhecimento em mercados importantes como JapãoEuropa Estados Unidos, e foi agraciada com o título de doutora honoris causa pela Berklee College of Music, uma das mais prestigiadas instituições de ensino musical do mundo.

“Eu costumo dizer que sou uma missionária da música, eu pedi a Deus para vir cantando nesta encarnação. E eu sempre digo que a música é uma entidade, ela não escolhe qualquer um, quando ela escolhe a gente, a responsabilidade é maior porque o nosso compromisso é com ela. De representá-la e através dela a fazer a música do coração, passar paz e amor com o nosso canto para as pessoas que nos ouvem, e é isso que eu faço. Esse momento para mim tem sido muito importante porque é a prova, é o resultado que eu estou no caminho certo, no caminho da verdade da música, e eu só tenho a agradecer”, declarou Rosa Passos.

Durante a Cerimônia, a artista subiu ao palco para apresentar o show ‘Suíte Brasileira’, onde interpretou canções que marcaram sua carreira. Rosa recebeu no palco Paula Lima, presidenta da UBC, para um dueto em “Juras”, e Fernanda Takai, dividindo os vocais em “Dunas”. A terceira convidada da noite foi Vanessa Moreno, que cantou com a homenageada a canção “Verão”. Fortemente influenciada pela maneira de cantar e tocar violão de João Gilberto, Rosa se destacou interpretando clássicos da Bossa Nova e obras de grandes compositores brasileiros como Ary Barroso, Dorival Caymmi, Djavan, João Bosco e Gilberto Gil.

Fernanda Takai, Paula Lima, Rosa Passos e Marcelo Castelo Branco. Foto: Raphael Urias

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify