Post da Ucrânia: “Pare de dizer ‘crise da Ucrânia’. Não tem crise. Tem um uma má vizinhança”. Foto: Reprodução/Twitter

Em meio à guerra, o governo da Ucrânia tem utilizado postagens irônicas e de humor em suas redes sociais oficiais como estratégia para conquistar o público, criticar a Rússia e pressionar outros países. As publicações ucranianas aproximam o país, antes não tão conhecido, do Ocidente, sendo a maioria delas com legenda em inglês e referências à cultura pop americana.

“Eles dizem: ‘somos como vocês’”, explica o professor de relações internacionais da Universidade de Oxford e especialista em diplomacia digital, Corneliu Bjola, acrescentando que, se bem-sucedida, a tática pode trazer grandes vantagens porque, quando um Estado reconhece outro como um igual, “defendê-lo equivale a defender a si mesmo”.

A estratégia de publicidade da Ucrânia surgiu após a invasão da Crimeia, em 2014, com a criação de uma unidade estratégica de comunicação digital pelo Ministério das Relações Exteriores, quando gifs e memes de “Os Simpsons” começaram a aparecer no material de propaganda de Kiev, capital ucraniana. As postagens decaíram quando a Ucrânia sofreu grandes perdas, assim como em junho e julho deste ano.

Post da Ucrânia: “Tipos de dor de cabeça: enxaqueca; hipertensão; estresse; morar ao lado da Rússia”. Foto: Reprodução/Twitter

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, TwitterFacebookInstagramLinkedIn e Spotify.