O parlamento da Hungria adotou emendas homofóbicas em sua legislação proibindo o que considera “promoção da homossexualidade junto a menores”. Em protesto às medidas adotadas, a prefeitura de Munique, na Alemanha, anunciou que iria iluminar com as cores do arco-íris, em referência à bandeira LGBTQIA+, o estádio Allianz Arena, onde acontecerá na próxima quarta-feira (23), às 16h, o jogo ente Alemanha e Hungria, pela última rodada da fase de grupo da Eurocopa.
A UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) rejeitou nesta terça (22) a ideia proposta pela cidade alemã. Em nota, a entidade disse que não compactua com manifestações políticas em eventos organizados pela instituição. “De acordo com seus estatutos, a Uefa é uma organização politicamente e religiosamente neutra. Dado o contexto político do pedido – uma mensagem sobre uma decisão adotada pelo Parlamento nacional húngaro – a Uefa deve rejeitar o pedido”, diz a nota.
Apesar da proibição da UEFA, as cores do arco-íris poderão ser vistas dentro do estádio do Allianz Arena. Isso porque as ONG´S Christopher Street Day´s e Amnesty International vão distribuir 11 mil bandeirolas com as cores referidas para torcedores presentes no estádio. Além disso, o goleiro da seleção da Alemanha, Manuel Neuer, deve repetir o gesto que fez na última partida da equipe contra Portugal, quando jogou com a braçadeira de capitão pintada nas cores da bandeira do arco-íris.