Furacão Milton, visto por satélites. Foto: NOAA, via Reuters

Na noite desta quarta-feira (09), a Flórida deve ser atingida pelo furacão Milton. O evento climático chegou a alcançar a categoria 5, considerada a mais alta da Escala Saffir-Simpson, e pode chegar a ventos de até 215 km/h na costa de Tampa Bay, localizada ao oeste do estado.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a força do fenômeno ganhou intensidade em um nível sem precedentes. Antes de atingir terra firme, Milton foi considerada a tempestade mais forte do planeta neste ano, com ventos de até 281 km/h. Durante essa semana, o furacão pôde ser visto por satélites na Estação Espacial Internacional (ISS).

Atualmente, o furacão está na categoria 3 da Escala Saffir-Simpson, mas com o crescimento de seu tamanho, pode causar danos em mais regiões da Flórida. Além disso, a passagem do evento climático está causando diversos transtornos em todo o país, como o cancelamento de mais de 1.700 voos e o fechamento de diversos aeroportos na região.

Diversas autoridades estadunidenses, incluindo o presidente Joe Biden, estão repetindo diversos alertas sobre a iminência do furacão. “Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século, e se Deus quiser não será, mas está parecendo assim agora”, disse o chefe de Estado, emitindo um alerta para os cidadãos do estado americano evacuar da região. “Literalmente uma questão de vida ou morte”, concluiu Biden.

Ruas da Flórida evacuadas. Foto: Reprodução/The City of Treasure Island, Florida/Reuters
Furacão Milton, visto da ISS. Foto: NASA via Reuters

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify