Na noite desta quarta-feira (09), a Flórida deve ser atingida pelo furacão Milton. O evento climático chegou a alcançar a categoria 5, considerada a mais alta da Escala Saffir-Simpson, e pode chegar a ventos de até 215 km/h na costa de Tampa Bay, localizada ao oeste do estado.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a força do fenômeno ganhou intensidade em um nível sem precedentes. Antes de atingir terra firme, Milton foi considerada a tempestade mais forte do planeta neste ano, com ventos de até 281 km/h. Durante essa semana, o furacão pôde ser visto por satélites na Estação Espacial Internacional (ISS).
Atualmente, o furacão está na categoria 3 da Escala Saffir-Simpson, mas com o crescimento de seu tamanho, pode causar danos em mais regiões da Flórida. Além disso, a passagem do evento climático está causando diversos transtornos em todo o país, como o cancelamento de mais de 1.700 voos e o fechamento de diversos aeroportos na região.
Diversas autoridades estadunidenses, incluindo o presidente Joe Biden, estão repetindo diversos alertas sobre a iminência do furacão. “Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século, e se Deus quiser não será, mas está parecendo assim agora”, disse o chefe de Estado, emitindo um alerta para os cidadãos do estado americano evacuar da região. “Literalmente uma questão de vida ou morte”, concluiu Biden.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify