Uneb. Foto: Daniela Rodrigues/ GOVBA.

A UNEB entrou no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós Graduação (PPG). Com isso, o projeto vai selecionar anualmente 14 estudantes para realizar estágio de pesquisa (mestrado e doutorado sanduíche) na Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A expectativa é atingir 56 pós-graduandos entre os anos de 2024 e 2027.

Assim, a participação da instituição baiana será com missões de estudos, contemplando discentes do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), com processo de seleção interna. “É uma oportunidade única dos nossos alunos do mestrado profissional irem para Cambridge. Para a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da universidade, a internacionalização é uma ação prioritária”, conta Tânia Hetkowski, pró-reitora da PPG da UNEB.

O projeto selecionado tem como temática a “Educação Antirracista em perspectiva transnacional: o movimento negro e as Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras educando sociedades e currículos para as relações étnico-raciais e de gênero no Brasil, na diáspora africana”. Segundo Iris Verena, coordenadora do MPED e componente da equipe no projeto, o Programa Abdias vai oportunizar missões de estudo e cumprirá um importante papel no processo de internacionalização da pós-graduação. Assim como, atuar como ação afirmativa, oferecerá a oportunidade de intercâmbio para estudantes do interior da Bahia.

Vale lembrar, que o Abdias conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Além disso, é uma ação afirmativa voltada para estudantes negros/as, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Assim, concedendo bolsas para o intercâmbio de estudantes pelo período de até nove meses.

Universidade de Cambridge. Foto: AFP.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitter,   FacebookInstagramLinkedIn e Spotify.