Celular
Celular. Foto: Fernando Frazão.

O uso de internet por adolescentes nas escolas brasileiras caiu de forma significativa em 2025. Segundo o estudo TIC Kids Online Brasil, divulgado nesta terça-feira (22) em São Paulo, o percentual de jovens entre 9 e 17 anos que acessam a rede em ambiente escolar recuou de 51% no ano passado para 37% neste ano.

Para a coordenadora da pesquisa, Luísa Adib, uma das explicações está na lei que restringiu o uso de celulares em sala de aula, em vigor desde o início do ano. “Podemos ver uma relação entre a restrição dos aparelhos e a queda no acesso à internet nas escolas”, afirmou. Ela também aponta que o debate político sobre proteção digital de crianças e adolescentes tem influenciado o comportamento online dessa faixa etária.

Apesar da redução dentro das escolas, o estudo indica que 92% dos adolescentes brasileiros seguem conectados à internet, número estável em relação a anos anteriores. O celular é o principal meio de acesso, usado por 96% dos entrevistados, seguido por televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%). A maior parte dos acessos ocorre em casa, 84% afirmam se conectar várias vezes ao dia nesse ambiente.

O levantamento revelou ainda que cresceu o número de jovens que nunca usaram a internet: são mais de 700 mil, contra cerca de 490 mil em 2024. Já entre os que estão online, quase metade (46%) consome conteúdos de influenciadores digitais com frequência diária. Os pesquisadores reforçam que o acompanhamento parental e a mediação ativa continuam sendo as estratégias mais eficazes para um uso seguro da internet entre crianças e adolescentes.

Celular. Foto: Fábio Rodrigues.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify